Paradoxos podem ser descritos como uma afirmação verdadeira que desafia a intuição. Alguns tem solução, outros não. Aqui estão 7 paradoxos que nós apostamos que você não pode resolver.

1. Livre arbítrio

free will
Se Deus é onipotente e sabe o que vamos fazer antes de nos criar, como podemos ter livre arbítrio?

Esse paradoxo é explicado por Deus estar fora do tempo, ele sabe o futuro como ele conhece o passado e o presente. Assim como o passado não pode interferir com o nosso livre arbítrio, nem o futuro.

2. Dilema do crocodilo

free will

Um crocodilo rouba um filho de seu pai, e promete o regresso da criança se o pai adivinhar o que o crocodilo vai fazer. O que acontece se o pai adivinha que a criança não será devolvido a ele?

Não há uma solução. Se o crocodilo mantém a criança, ele viola a sua regra, como o pai previu corretamente. Se o crocodilo devolver a criança, ele ainda viola sua regra indo contra a previsão do pai.

3. Paradoxo do Avô

Um homem volta no tempo e mata seu avô antes da avó pode encontrar sua avó. Isto significa que um dos pais do homem não ter nascido, e o homem, por sua vez, não ter nascido. Isto significaria que ele não poderia ter viajado de volta no tempo, afinal, que significa que o avô ainda estaria vivo, e o viajante teria sido concebido que lhe permite viajar no tempo e matar seu avô.

O momento em que o viajante do tempo, muda algo no passado, um universo paralelo se divide. Isso é apoiado pela  mecânica quântica.

4. Paradoxo do Monte

Existem 1.000.000 grãos de areia em um monte. Se removermos um grão, é ainda um monte. Se removermos um outro grão, ainda é um monte. Se continuarmos removendo um grão de cada vez, quando ficamos com um grão, Ainda será um monte?

Defina um limite fixo. Se disséssemos 10,000 grãos de areia fizeram um monte, então qualquer coisa abaixo de que não seria um monte. No entanto, não parece razoável distinguir entre 9,999 e 10,001 grãos de areia. Portanto, a solução pode ser alterada para dizer que há um limite fixo, mas eles não são necessariamente cognoscível.

5. Paradoxo da Onipotência

Deus pode criar algo tão pesado Ele não possa levantar? Se ele não conseguir criar, quer dizer que ele não é onipotente e, caso ele consiga criar algo tão pesado a ponto de  não conseguir levantar, também significa que ele não é onipotente.

A resposta mais comum é que, como Deus é onipotente, a expressão: ” não pode levantar” não faz sentido. Outras respostas incluem a questão de ser uma contradição, como um “círculo quadrado”.

6. Paradoxo de  Epimênides

Epimênides, em um poema escreveu: “Os cretenses, sempre mentirosos, bestas ruins, ventres ociosos! “No entanto, ele mesmo era um Epimênides cretense. Se Epimênides é um cretense e um mentiroso, então a sua afirmação: “Os cretenses, sempre mentirosos” é uma mentira. Isto significa que todos os cretenses não mentem, então a declaração Epimênides” é a verdade. O paradoxo será infinitamente regredir.

Se Epimênides sabia de pelo menos um cretense (exceto ele mesmo) que não é mentiroso, sua afirmação é uma mentira (pois ele afirma todos).

7. Paradox da Força Imparável

O que acontece quando uma força imparável encontra um objeto irremovível? Se a força move o objeto, então não é inamovível. Se a força não, a força não é imparável.

Esta situação nunca pode acontecer, como se houvesse uma força imparável, não poderia ser um objeto irremovível, e vice-versa. Mais interessante, nunca pode ser um objeto irremovível. Um objeto irremovível teria que ter inércia infinita e, portanto, massa infinita. Massa infinita não pode existir em nosso universo finito, portanto, um objeto irremovível não pode existir.

Anúncios